Fizemos este artigo a fim de te incentivar a continuar estudando francês e a fim de te dar algumas dicas de como obter de forma mais rápida e eficaz sua fluência neste idioma que abrirá muitas portas em seu caminho, quer seja em seus estudos, trabalho ou apenas lazer.
Esse artigo tem por objetivo ajudar você, estudante de francês, a entender o que é a tão sonhada fluência. Em outras palavras, quais são os caminhos recomendados para que sua jornada de aprendizado seja a melhor e a mais rápida possível.
A fluência em francês é um dos objetivos mais almejados quando se começa o processo de aprendizagem deste idioma. Não somente deste, mas também de qualquer outra língua. Além dessa grande meta, várias outras estão presentes durante toda a jornada.
Do momento em que se decide começar um curso de idioma, até o início das aulas e a aparição dos resultados, estão envolvidas muitas horas de estudos e dedicação. Seja qual for o objetivo que você tenha definido, um bom roteiro de estudos e planejamento são fatores chave para seu sucesso.
Pensando na fluência em francês, surgem diversas dúvidas. Afinal, o que é ser fluente em um idioma? Ou ainda, como alcançar esse nível? E, a mais comum de todas, como acelerar o processo até a fluência?
AFINAL, O QUE É A FLUÊNCIA EM FRANCÊS?
Assim como em qualquer idioma, existem categorias que determinam seu conhecimento e avanço no domínio da linguagem. Nestas, é possível determinar qual seu grau de familiaridade com o idioma, vocabulário e situações nas quais seu nível será o suficiente. Portanto, a fluência seria, basicamente, a última dessas categorias.
Como forma de exemplificar, aqui estão as descrições dos níveis de proficiência, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas:
A – Iniciantes (falante elementar):
- A1: compreende e é capaz de se comunicar utilizando expressões simples e cotidianas; sabe apresentar-se, falar sobre o local onde vive e outras características básicas; consegue manter uma conversa desde que o interlocutor mantenha um ritmo lento e fale de forma clara.
- A2: compreende e é capaz de comunicar-se a respeito de assuntos simples, como questões familiares, pessoais ou do ambiente em que está; consegue trocar informações simples e objetivas.
B – Intermediário (falante independente):
- B1: consegue compreender os pontos essenciais da linguagem padrão em contextos cotidianos; consegue se comunicar facilmente e tem boa desenvoltura ao comentar sobre acontecimentos, experiências e futuros projetos.
- B2: compreende assuntos concretos e abstratos de forma clara; consegue se comunicar com nativos sem nervosismo e de forma espontânea; consegue se expressar a respeito de diversos assuntos.
C – Avançado (falante experiente):
- C1: consegue compreender textos longos e complexos, além de identificar implícitos; comunica-se de forma fluente e é capaz de utilizar a língua em todos os aspectos; consegue se expor de forma clara e complexa.
- C2: não se esforça para compreender o idioma e está familiarizado com a fala e escuta; capaz de argumentar de forma coerente; comunica-se de forma fluente e precisa a respeito de quaisquer assuntos, simples ou complexos.
Como apresentada na classificação acima, ser fluente engloba todas as competências descritas no nível avançado da língua. Portanto, a fluência em francês contempla as capacidades de fala, escrita, escuta e entendimento em seus níveis plenos.
EM QUANTO TEMPO POSSO SER FLUENTE?
O tempo não é uma regra, e depende de vários fatores, como por exemplo, sua facilidade em aprender um idioma, a similaridade dele com sua língua nativa, sua dedicação e outras variáveis.
O Foreign Language Training (Treinamento de Línguas Estrangeiras), do Departamento de Estado Americano, realizou um levantamento da média de horas que são necessárias para alcançar a fluência. Vale ressaltar que, nessa pesquisa, foi levada em consideração a similaridade do francês com o inglês, e, portanto, pode haver variações quando estamos falando de nativos em português.
Segundo esta, são necessárias de 600 a 750 horas para alcançar a fluência em francês.
A ordem natural do aprendizado de um idioma, é identificar os sons das palavras estudadas e depois verbalizar. Da mesma forma que aprendemos quando criança. Muitas vezes nós precisamos entender o “porquê”, para podermos encontrar uma lógica e assim gravarmos com mais facilidade. Você não ficará apenas repetindo comigo e também nunca vou dizer: “é assim e acabou”! Sempre você vai entender o “porquê” e como se faz.
Tempo: Cada aluno tem suas particularidades (facilidades e dificuldades). Observe que a velocidade do progresso varia de pessoa para pessoa, dependendo de muitos critérios (motivação, esforço pessoal, conhecimento de outras línguas, tempo de dedicação, etc.). Depende também se o aluno estuda em grupo ou particular.
De “tempo ao tempo”. Se você fizer todas as aulas, as atividades necessárias e estiver comprometido, você ficará fluente em francês. Vale lembrar, no entanto, que fluência não é perfeição. Mas sim, entender o idioma falado tranquilamente, ser capaz de se comunicar e se expressar muito bem, tal como saber ler e escrever bem.
A título indicativo, segue-se o número de horas de aprendizagem consideradas necessárias para cada nível.
Nível A1 = 80 a 100 h: / Nível A2 = + 100 a 120 h: / Nível B1 = + 150 a 180 h: / Nível B2 = + 200 a 250 h
Portanto, com sua dedicação, planejamento e uma boa metodologia, a fluência em francês não precisa ser um sonho tão distante.
O QUE FAZER PARA ALCANÇÁ-LA MAIS RÁPIDO?
Assim como qualquer processo de aprendizagem, a resposta é muito particular, e depende totalmente do aluno em questão. É preciso combinar os fatores chave de planejamento e dedicação, para assim alcançar o seu resultado.
Mesmo sendo um processo totalmente individual, ainda existem algumas dicas e técnicas para que o avanço no idioma aconteça de forma mais rápida. Entre elas estão:
Crie uma rotina de estudos:
Ao definir quanto tempo se dedicará por dia você terá uma constância no seu aprendizado que poderá ser percebida rapidamente. Em outras palavras, priorize tempos de estudo de qualidade do que passar horas tentando aprender um mesmo conteúdo.
Aplique o idioma:
Não fique preso apenas ao ambiente do curso de francês. Procure novas oportunidades para colocar seu aprendizado em prática. Seja este por meio de filmes, séries e podcasts, ou até mesmo em uma conversa com nativos.
Defina metas realistas:
Sabendo que o processo é longo, não espere resultados imediatos. Busque estabelecer metas mensais ou trimestrais para acompanhar seu aprendizado de forma real. Caso não as alcance, busque rever qual o motivo. Por outro lado, se o objetivo foi alcançado com facilidade, desafie-se.
Invista em um bom curso de francês:
O investimento em um curso de idiomas é algo que terá resultados a longo prazo e tem impacto direto na sua vida pessoal e profissional. Pensando nisso, calcule qual curso te oferece a melhor infraestrutura e benefícios.
Como você deve ter percebido, não existe uma receita mágica para alcançar a fluência em francês, a melhor receita é estudar, se dedicar um pouquinho que seja a cada dia. Respeite seus limites, continue seu aprendizado com planejamento e disciplina, e assim, os resultados com certeza aparecerão.
Boa sorte!
Deixe um comentário