Ler em francês! O melhor jeito de aprender! 

Tempo de leitura: 6 min

em Maio 3, 2022

Compartilhe agora mesmo:

Para aprender a falar e compreender um novo idioma, a prática da leitura é essencial. A cada tentativa, principalmente nas primeiras vezes, surgirão dúvidas quanto ao significado e à pronúncia das palavras, mas esses obstáculos fazem parte da jornada. Uma super dica para manter o foco consiste em tentar entender, ao máximo, o contexto do que se está lendo. Isso ajuda bastante na compreensão e amplia o vocabulário.  

É claro que o seu ritmo de leitura não será igual a quando você lê um livro em seu idioma nativo. Mas para os amantes de livros, que devoram tudo rápido, pode ser bem desafiador ter um ritmo mais lento.  Lembre-se que é por uma boa causa: vale mais ler poucas páginas por dia e entender o que está acontecendo, do que ler tudo correndo e, ao final, não entender muita coisa, certo? 

Mas por onde começar? Separamos aqui 3 livros em francês para iniciantes no idioma e também alguns canais de comunicação da imprensa francesa. Se liga nas nossas dicas!  

Antes de tudo, uma dica de ouro: 

Uma dica de ouro: tente não buscar no dicionário cada palavra desconhecida. É possível entender muita coisa pelo contexto da cena, ou na relação com outras palavras próximas. Pense nas questões básicas de onde, por quê, quando, quem. Observe também o início da palavra: muitas vezes, você consegue deduzir por outra próxima que você conhece. 

Tente ver também as semelhanças com o português. Há uma lista de falsos cognatos, claro, mas muita coisa de fato é o que parece.  

Separamos uma literatura infantil, uma poesia e um prêmio Nobel! Confira: 

1- Le Petit Nicolas 

Escrito por René Goscinny e ilustrado por Jean-Jacques Sempé, o livro é excelente para iniciantes em língua francesa!  As histórias datam de 1959 e, no início, eram publicadas no jornal Sud-Quest Dimanche. Fizeram tanto sucesso que foram transformadas em livro, com 5 volumes. É considerada uma das obras mais importantes da literatura infantojuvenil na França, é com Le Petit Nicolas que muitos franceses descobriram o prazer na leitura! 

Ele conta o cotidiano de Nicolas, um jovem estudante, que não entende muito bem o mundo dos adultos e tem uma grande imaginação, garantindo boas risadas. 

Nos volumes, acompanhamos suas férias escolas, as aventuras com amigos e família e as confusões na escola, tudo do ponto de vista do pequeno Nicolas. De vocabulário simples e do cotidiano, é excelente para praticar o seu francês desde o início dos estudos do idioma. 

2. Paroles – Jacques Prévert 

Curte poesia? Então, saiba que Jacques Prévert pode ser uma boa pedida para você, mesmo que esteja começando agora no idioma! Isso porque os poemas deste poeta e roteirista francês do início do século XX têm como característica principal uma simplicidade na linguagem e jogos de palavras. 

Com vocabulário e tempos verbais simples, ele fala de questões do cotidiano, de amor, e outros sentimentos. Mas não confunda simplicidade com superficialidade! O poeta (que preferia, na verdade, ser chamado de “artisan” ou “rêveur” – sonhador) era muito engajado politicamente, antimilitarista e defensor da liberdade de pensamento. 

Sua coleção com 95 poemas, “Paroles”, lançada em 1946, fez um enorme sucesso, foi reeditada inúmeras vezes e contém alguns de seus poemas mais famosos, como Le cancre, Barbara e Chez la fleuriste. O mais legal é que os poemas são curtinhos, garantindo uma leitura rápida. 

3. L’étranger – Albert Camus 

Camus é um autor argelino do início do século XX. Escritor, dramaturgo, jornalista, filósofo e romancista, recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1957 pela obra. Ela foi lançada em 1942 e traduzida para mais de 68 idiomas, sendo um dos livros mais conhecidos do autor, junto ao “A Peste”. 

Baseia-se na filosofia do absurdo com relação ao homem e à vida em geral, que direciona alguns de seus escritos, perceptível desde as primeiras célebres frases que abrem a obra: 

Conta-se a história do narrador-personagem, Monsieur Meursault, desde a descoberta da morte de sua mãe ao assassinato a tiros de “um árabe” (sem nome), que resulta num julgamento. O livro é excelente para revisar o passé composé, os pronomes relativos e o famoso discours rapporté (discurso indireto), e o vocabulário é bem tranquilo. 

Aqui estão também, nomes de alguns canais de comunicação que aos poucos, você pode criar o hábito de acompanhar como meios de informação, além de melhorar a interpretação textual e ficar mais por dentro do que está acontecendo no dia a dia dos franceses.  

Bonne lecture!  

» LE MONDE  

Fundado em 1944 pelo jornalista francês Hubert Beuve-Méry (1909-1989), o Le Monde figura entre os principais jornais da França e do mundo. Reúne notícias, reportagens e editoriais analíticos sobre os fatos mais importantes do momento. Também conta com podcasts e serviços pagos que incluem aulas de ortografia e gramática, dicionário de citações e jogos de lógica, entre outros.  

» LE FIGARO  

Considerado um dos maiores concorrentes do Le Monde, o Le Figaro é o jornal mais antigo da França. Lançado em 1826 como um semanário de artes e literatura, seus fundadores são o dramaturgo Maurice Alhoy (1802-1856) e o escritor Étienne Arago (1790-1854). O nome Le Figaro remete ao personagem das comédias criadas por Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais (1732-1799), que deram origem às famosas óperas As Bodas de Fígaro, de Mozart (1756-1791), e O Barbeiro de Sevilha, de Rossini (1792-1868).  

» LE NOUVEL OBSERVATEUR  

Em circulação desde 1964, esta revista de notícias foi criada por Jean Daniel (1920-2020), ao lado do empresário Claude Perdriel (1926). Conhecida por abraçar causas sociais, traz assuntos da atualidade e a reflexão de colunistas, bem como matérias, entrevistas e pesquisas mais aprofundadas. Também chamada de L’Obs, a publicação tem distribuição semanal.  

» L’EXPRESS  

Esta é outra revista semanal de notícias que também aborda assuntos atuais, envolvendo política, economia e cultura. Foi criada em 1953 como suplemento do jornal diário financeiro Les Échos, sob o comando de Françoise Giroud (1916-2003), então diretora da revista Elle, e Jean-Jacques Servan-Schreiber (1924-2006), antigo autor de artigos do Le Monde.  

» TV5 MONDE  

Inaugurada em 1984, esta rede de televisão francófona transmite vários programas produzidos na França, na Bélgica, na Suíça e no Canadá. Além disso, conta com a plataforma TV5Monde Edu Brasil, no qual a programação é legendada em português, além de conteúdos educativos para reforçar o aprendizado em francês.  

» RFI  

A Radio France International – RFI é uma rádio que transmite notícias em francês e em outros 15 idiomas. Graças as suas redações localizadas em Paris e a sua rede única de 400 correspondentes espalhados pelos cinco continentes, oferece programas, reportagens e debates sobre as mais variadas pautas. Para quem está aprendendo francês, o site apresenta uma seção com material para leitura e compreensão, escuta e exercícios. Acesse Savoir RFI.  

 
E aí gostou das dicas de hoje? 

Esperamos que sim! 

Agora você tem bastante conteúdo para ler e ficar bem afiado no francês e muito bem informado nas notícias. 

Boa leitura e até a próxima! 

Compartilhe agora mesmo:

[bra'ziw]! – Francês com Resultado

Sua porta de entrada para o mundo da Francofonia

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!