O Natal na França:

Tempo de leitura: 4 min

em Novembro 29, 2022

Compartilhe agora mesmo:

O ano já está acabando e os preparativos para o Natal já começaram em novembro aqui no Brasil, mas afinal, como será o natal para os franceses, o que eles costumam fazer e quais são seus hábitos?

Aqui no Brasil, em novembro já se pode ver as casas decoradas com guirlandas, árvores e Papai Noel. Os parentes e amigos já começam a pensar na organização da brincadeira do “amigo secreto”. Fazemos listas de presentes, de comidas e bebidas para a ceia…

Mas e na França, será que as tradições são parecidas?

Pensando nisso, preparamos este artigo, para explicar melhor como funciona o Fetê de Noël e quais são suas principais diferenças do nosso.

Esperamos que gostem!

O período de Natal na França

Apesar da França ser um país bem pequeno em relação ao Brasil (do tamanho da Bahia), suas diversas regiões têm características, costumes e gastronomia próprios e particulares. Isso se reflete também nas tradições de Natal de cada uma delas.

Tudo começa no Avent (Advento). Ele corresponde às pequenas celebrações, que vão do primeiro dia de dezembro até o dia de Natal na França (25/12). Normalmente, são devidamente marcadas num calendário ricamente decorado com temas natalinos (le calendrier de l’Avent) e caixinhas que guardam chocolatinhos.

Pode-se dizer que é um período litúrgico de espera e de preparação para l’avénement (O evento). Isto é, o festejo da chegada do Salvador prometido, para aqueles que se atêm à crença religiosa.

A França é um país laico, em que aproximadamente 40% da população se declara agnóstica, sem religião definida ou ateia. Ainda assim, todo mundo acaba se envolvendo com a festa e mantendo o costume. Ademais, para os franceses esse feriado é também uma ótima razão para encontrar familiares e amigos.

Ao contrário do que se supõe, a tradição do “calendário”(calendário) e do acompanhamento do advento é relativamente recente. Suas origens estão na Alemanha do século XIX, mais precisamente nas famílias alemãs protestantes.

Com o intuito de educar suas crianças dentro de uma perspectiva cristã, colocavam em uma folhinha especial imagens e adornos sacros em cada dia de dezembro. Assim, os pequenos pegavam como presentinhos e assim entravam no clima de fé e esperança dessa época do ano.

Em 1908, o proprietário alemão Gerhard Lang decidiu comercializar calendários prontos preenchidos com desenhos e ilustrações religiosas. Essa moda pegou em cheio as famílias na França, fazendo com que o país adotasse logo a ideia.

Somente em 1950, as caixinhas foram incorporadas completamente nesses dois países europeus. Desde então, é de praxe encontrá-las em supermercados, chocolatarias, padarias e outros comércios.

Hábitos natalinos dos franceses

Para muitos, 01 de dezembro — início do advento — é a data certa para tirar do armário a decoração de Natal na França. Mas, devido à influência do comércio, uma parte dos franceses começa a se preparar antes, como aqui no Brasil.

É comum, encontrar famílias que montam a árvore (sapin de Noël),  colocam ornamentos e penduram guirlandas após o feriado da Toussaint. Este ocorre em 01 de novembro. Independente do dia escolhido para isso, é inegável que se trata de um momento mágico, sobretudo para a criançada.

Há uma particularidade sobre a árvore de Natal na França que remete ao clima local. Não é raro que, como em outros países, as pessoas acabem optando por adquirir pinheiros naturais para suas casas. Contudo, a maioria ainda prefere a árvore artificial, mais prática e barata.

Além dos enfeites e do calendário, há outra tradição marcante na França: os mercados abertos, ou marchés de Noël. Esses são geralmente organizados pelas prefeituras (mairies), eles oferecem produtos artesanais, livros, jogos, artigos para presente, acessórios de vestir, comidas e bebidas de vários tipos.

Destacam-se nesses mercados ao ar livre a chamada Crèche de Noël, um lindo presépio. É possível encontrar também exposições de arte e atividades de lazer criativo para adultos e crianças.

O dia do Natal na França

Toda essa preparação atinge seu máximo na noite do dia 24, é claro. Nessa data, os franceses, assim como muitas outras nações, param para comer uma saborosa ceia, numa mesa igualmente bem apresentada.

É evidente que cada família terá suas preferências alimentares dentro de um amplo leque de opções. Você pode achar ostras, salmão, escargots e foie gras(patê de fígado de pato), que são “clássicos” que nunca faltam nas mesas.

Entre os queridinhos da noite estão o tradicionalíssimo peru recheado com diferentes tipos de carne e temperos. Ele é acompanhado de castanhas torradas. Já no quesito sobremesas, o campeão é o bûche de Noël, um bolo de frutas com cobertura de chocolate.

Devemos considerar, que o Natal na França é diferente em cada região. Na Alsácia, por exemplo, o grande forte é a pâtisserie, com tortas, bolos e confeitos que invadem as casas. Um deles é o Christolle, também conhecido como Weihnachtsstolen, um pão de frutas recheado com pasta de amêndoas.

Já na região de Provence acontece o ritual das 13 sobremesas representando os doze apóstolos e Jesus. Não há uma lista definida de quais sobremesas compõem esse ritual, mas quatro delas geralmente estão muito presentes.

O calisson (docinho feito de amêndoas, melão e açúcar), nougat blanc e nougat noir (barrinhas de avelã) e pâte de coing (doce de marmelo). Finalmente, la pompe à l’huile, conhecida também como fougasse de Arles, um pão que mistura azeite de oliva, açúcar e flor de laranja.

Agora que você conhece as tradições do Natal na França, pode incorporar qualquer uma delas este ano, na ceia com a família e os amigos, imagine, treze sobremesas na mesa?  Ou também se preparar para ir no próximo ano conhecer a França e experimentar todas essas delícias… 

Au revoir!!

Joyeux noël!

Compartilhe agora mesmo:

[bra'ziw]! – Francês com Resultado

Sua porta de entrada para o mundo da Francofonia

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!