O Sistema Educacional Francês:

Tempo de leitura: 5 min

em Agosto 29, 2022

Compartilhe agora mesmo:

Bonjour!

Você sabe como está organizado o sistema educacional francês? Até quando a escola é obrigatória na França? Ou como está estruturado o ensino superior na França?

Estas são perguntas feitas frequentemente e hoje estamos aqui com esta matéria, recheadas de respostas para você!

Acompanhe nosso blog até o fim e saiba tudo sobre o Sistema Educacional Francês!

Vamos lá!

Características e especificidades:

Quem se interessa por culturas diferentes sabe que se aprende muito conhecendo o sistema educacional de um país. De fato, a organização dos estudos é indicativa das escolhas políticas de uma nação e carrega consigo toda uma herança histórica e cultural. Mas quais são as características e especificidades da Escola na França? Quais são os diferentes estágios do sistema educacional e o nível geral de educação? 


Falamos, na França, do “Ministério da Educação Nacional” desde 1932, quando, após a Revolução, este ministério passou a se chamar “Ministério da Instrução Pública”. A Instrução teve então o mérito de se tornar pública e laica em oposição ao conhecimento transmitido pelas autoridades religiosas. Mas o conceito de “educação” introduz um objetivo mais ambicioso: o de uma formação ao mesmo tempo intelectual e moral. Emancipar a criança, dar-lhe uma sólida mente, crítica e torná-la um cidadão responsável tornam-se então os objetivos a serem alcançados. 

Na França, a educação é obrigatória a partir dos seis anos de idade, de acordo com uma lei de Jules Ferry de 1882. A escolaridade deve continuar até os dezesseis anos desde 1959 e deve ser secular e gratuita. “A nação garante igualdade de acesso de crianças e adultos à educação, formação profissional e cultura” estipula ainda o preâmbulo da Constituição de 1946.

O Secularismo:

O secularismo, é um princípio fundamental do sistema escolar na França, implica uma separação entre a Igreja e o Estado, que exclui o proselitismo ou o uso visível de símbolos religiosos. Em relação aos professores, eles devem mostrar neutralidade em relação às suas opiniões políticas, filosóficas ou religiosas, mesmo que tenham certa liberdade de ensino em suas escolhas pedagógicas. Além disso, não há ensino religioso nas escolas públicas.


A carreira escolar na França: 

Entre dois meses e três anos, os pais podem deixar seu filho em uma creche ou jardim de infância. Mas a escolarização começa a rigor com o jardim de infância que dura três anos e que é chamado de “ciclo da primeira aprendizagem”. As crianças começam o jardim de infância aos três anos de idade.  Os jovens estudantes, então, fazem muitos trabalhos manuais nesta fase. São sensibilizados para a linguagem, a expressão artística (desenho, canções, cantigas de roda, dança, etc.) e são introduzidos na vida em sociedade.

Não confunda “jardim de infância” com “maternal”. Na França, são dois estabelecimentos diferentes. Os jardins de infância, a meio caminho entre a creche e o maternal, são estruturas públicas ou privadas pagas que acolhem crianças dos 2 aos 6 anos. O maternal deve ser uma espécie de preparação para o ingresso no Curso Preparatório.


Após o maternal, os alunos vão para o ensino fundamental por cinco anos, cuja gestão é confiada aos municípios. Esta escola inclui o Curso Preparatório (CP), o Curso Fundamental (CE1 e CE2) e o Curso Médio (CM1 e CM2).

Educação Primária:

Após a educação primária (que inclui, portanto, a creche e a escola primária), os jovens franceses ingressam na educação secundária, que é composta pelo ensino fundamental e médio. A faculdade dura quatro anos (sexto, quinto, quarto, terceiro) e termina com o primeiro exame oficial: o diploma nacional do Brevet. Na sexta série, os alunos começam a aprender sua primeira língua viva. Este é um momento importante porque é realmente no final do 3º ano que os alunos podem escolher entre uma vertente profissional e uma vertente geral. Na França, falamos de “universidade universitária” na medida em que todos os jovens da mesma faixa etária devem frequentar a mesma estrutura: o objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento para que cada criança receba a mesma educação.

Ensino Médio: 

No ensino médio, o aluno tem três anos antes de passar no famoso Baccalaureate (ou Bac), um exame essencial no sistema escolar francês. A grande maioria dos adolescentes opta pelo ensino médio geral que oferece as vertentes literária (L), científica (S) ou econômica (ES). Na verdade, eles podem escolher um caminho geral e tecnológico ou um caminho vocacional. Os programas escolares e as disciplinas do Bac são nacionais: se você mora em Nice ou Lille, você terá as mesmas disciplinas no dia do exame. Na França, em 2018, a taxa de aprovação do Bac foi em média 88,3% no ano.

Férias:

As férias acontecem aproximadamente a cada seis semanas: é sempre um período de descanso bem merecido porque os dias de escola são longos na França! Na escola primária, isto representa um mínimo de 24 horas por semana sabendo que os alunos têm aulas de manhã e à tarde. Quanto às férias de verão, representam cerca de oito semanas, o que é uma boa média. Os nossos amigos italianos e russos têm três meses de folga, isso sim que é férias!

Ensino Superior:
E o ensino superior, como exatamente funciona?

Uma vez que o Bac está no seu bolso, várias opções são possíveis. Os titulares de bacharelado podem escolher a Universidade para continuar seus estudos em geral (Faculdade de Letras, Direito, etc.) ou tecnológico (Instituto Universitário de Tecnologia, etc.) Supérieure, Escola Militar de Saint-Cyr), matricular-se em uma escola de negócios ou engenharia, como em outros países europeus.

A França adotou o sistema L-M-D (Bacharelado-Mestrado-Doutorado) para incentivar a mobilidade estudantil. A Licença corresponde, portanto, a um nível Bac+3, o Mestrado, a Bac+5 e o Doutorado, a Bac+8. 

Sobre as taxas de inscrição, elas são muito baixas na Universidade, enquanto para uma escola privada, como uma escola de negócios, as taxas variam de 8.000 a 15.000 euros, 

Na Faculdade você vai ter que desembolsar: 

170 euros/ano ao nível Licença,

243 euros/ano no nível Master,

601 euros/ano em formação para engenharia numa instituição tutelada pelo Ministério do Ensino Superior.

380 euros/ano para Doutorado.

Obs.:

A maior parte das taxas escolares para estudantes não-europeus no ano universitário 2021-2022:

  • 2.770 euros/ano em nível Licence
  • 3.770 euros/ano em nível Master
  • 380 euros/ano para Doutorado

Esperamos que tenham gostado da matéria de hoje sobre o Sistema Educacional Francês!

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco hoje mesmo!

Até a próximo artigo!

Au revoir!

Compartilhe agora mesmo:

[bra'ziw]! – Francês com Resultado

Sua porta de entrada para o mundo da Francofonia

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!