POR QUE O FRANCÊS É A LÍNGUA OFICIAL DOS EVENTOS OLÍMPICOS?

Tempo de leitura: 3 min

em Maio 9, 2022

Compartilhe agora mesmo:

Hoje nosso assunto é sobre os eventos olímpicos e as cerimônias de abertura dos Jogos. Lembro-me bem de assistir às várias cerimônias na televisão e essas são daquelas memórias que marcam a passagem dos anos.

Me lembro da cerimônia de abertura dos jogos de Barcelona e de como achei tudo tão lindo, principalmente o momento da flecha de Antonio Rebollo a acender a pira olímpica. Ainda hoje vale a pena rever…

Antonio Rebollo Liñán é um arqueiro espanhol paralímpico, medalhista olímpico.

Ele representou seu país nos Jogos Paralímpicos em 1984, 1988 a 1992, ganhando duas pratas e um bronze.

Rebollo ficou conhecido por ascender a tocha olímpica em Barcelona 1992, a tocha foi conduzida por grandes atletas espanhóis, até chegar à flecha de Antônio Rebollo, o arqueiro lançou o fogo até a pira, recebendo grande aclamação, no ápice da cerimônia. Ainda hoje vale a pena rever…

Depois, houveram cerimônias surpreendentes: a abertura dos jogos de Londres foi realizada por Danny Boyle e o resultado foi magnífico — desde a rainha a participar num filme de James Bond, à participação de J. K. Rowling e Mr. Bean, com uma excelente apresentação de alguma história britânica, com muita música e muita diversão.

Mas agora, quero destacar uma curiosidade que talvez você nunca tenha notado, o idioma falado na abertura e no encerramento dos jogos. Elas são sempre o francês, o inglês — e a língua oficial da cidade.

Você já se perguntou: “por que falam francês nas cerimônias de abertura e encerramento das Olímpiadas?”.

Aqui vamos fazer uma breve explicação:

O motivo começa com Pierre de Coubertin, francês que fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1915. Além disso, no ano em que foi fundado o COI, a língua francesa era considerada o idioma da diplomacia e por esse motivo foi adotada como padrão.

Curiosamente, de acordo com a Regra 23 da Carta Olímpica, o francês é uma língua oficial do COI ao lado do inglês. Mas se uma discrepância entre um texto com os dois idiomas ocorrer em qualquer documento do Comitê, o texto em francês prevalecerá.

A predominância desse idioma oficial nos jogos é tanta que a Organization internationale de la Francophonie, que representa 80 países de língua francesa, tem uma equipe enorme que monitora seu uso nas Olimpíadas, ou a falta dele, e relatam suas descobertas.

Desde as Olimpíadas de Atenas, em 2004, o grupo nomeia um Grand Témoin, ou Grande Testemunha, para supervisionar os esforços. Ele é responsável por garantir que placas de avisos, documentos e informações estejam dentro dos padrões da língua.

Vale lembrar que mesmo o francês sendo predominante, ainda há uma tradução para a língua oficial onde os jogos estão sendo realizados. Em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por exemplo, durante as cerimônias de aberturas e encerramento, os narradores oficiais dos eventos faziam as apresentações primeiro em francês, seguido pelo inglês e, por fim, em português.

E agora para terminar, fique de olho!

Olimpíadas de Paris

Falando em Jogos Olímpicos, a cidade luz vai sediar a edição de 2024. Um ponto de destaque da organização do evento é a otimização dos custos. Segundo a prefeita da cidade, Anne Hidalgo, 95% da infraestrutura para os Jogos já existe. As oportunidades de investimento para a iniciativa privada apontam inicialmente para € 1,5 bilhão. Fala-se dos Jogos com custo eficiente. Paris é também a cidade onde se mais recebe turistas no mundo. Iniciativas para melhorar a acessibilidade ou despoluir o Rio Sena não serão um convite apenas para conhecer a cidade, mas também vão gerar novas oportunidades de emprego. Há um potencial de ações para quem fala o idioma, francês.

E aí gostou desta curiosidade?

Viu como o falar francês é importante?

Até a próxima!

Compartilhe agora mesmo:

[bra'ziw]! – Francês com Resultado

Sua porta de entrada para o mundo da Francofonia

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!