Características dos Franceses:

Tempo de leitura: 6 min

em Julho 26, 2022

Compartilhe agora mesmo:

Você já reparou que os franceses nunca estão felizes e passam o tempo todo reclamando?

Sim é verdade! Um bom francês sempre encontra um motivo para reclamar. Se não é uma reclamação sobre o trabalho dele, é o clima, ou sobre a política ou sobre o cachorro do vizinho e por aí vai! Parecem um povo que conhecemos! Quem será?

Os franceses sempre conseguem dar um jeito para terem o que reclamar!

Por causa desta e de outras características, e de outras que escolhemos este assunto para abordar aqui pra vocês.

Esperamos que gostem!

Acompanhem nosso artigo!

O BEIJO

Você já percebeu que eles têm o hábito de se beijarem no rosto para se cumprimentarem? É um ritual que pode parecer trivial, mas que corresponde a um código. Eles não beijam a todos, ou em todas as situações. Isso é só para os amigos. Dependendo de onde você mora, você dará dois, três ou quatro beijos, começando com a bochecha direita ou a bochecha esquerda.

A TRADIÇÃO DO APERITIVO

O aperitivo, é uma verdadeira instituição na França. É um momento de convívio que os franceses passam com a família ou amigos antes do jantar. Tomam uma bebida enquanto mordiscam pequenas coisas. 

A BAGUETTE

Você já viu por aí, em algum filme ou desenho, a imagem de um francês andando com uma baguete debaixo do braço? Na verdade, os franceses adoram pão e idolatram a baguete.  Se você for morar na França, logo você vai imitá-los, é irresistível. Resta saber se você vai preferir pão branco ou bem assado!

EXPRESSÕES E IMAGENS DA LÍNGUA FRANCESA

A língua francesa é rica em expressões coloridas tipo: “cair”, “dar uma olhada”, “ter uma noite sem dormir”, “dar um telefonema”, “colocar um coelho” … Às vezes é difícil adivinhar o que eles querem dizer quando você nunca morou na França. Não hesite em querer saber sobre essas expressões rebuscadas, elas têm que ser explicadas para você. Para ter uma visão geral dos provérbios franceses e saber usá-los, é uma questão de tempo.

A OBSESSÃO DO QUEIJO

Quando o assunto é queijo, a realidade vai muito além do clichê. Os franceses adoram. Iguais aos mineiros aqui no Brasil. Queijos cozidos ou moles, feitos com leite de vaca, cabra ou ovelha, a escolha é quase infinita. Vai ser impossível você não encontrar um ou dois de seu agrado, antes de nunca mais querer ficar sem eles!

FAZER GREVE

“Vamos fazer greve”! Essa é a fala dos franceses quando estão gemendo! É simples, para os franceses, ir para a rua é um costume local (o que pode parecer chocante para os trabalhadores estrangeiros). Nos Estados Unidos, o “direito de greve” nem mesmo é um direito porque nem todos os funcionários podem exercê-lo.

FUMAR

Imagine um francês num barzinho tomando uma bebida… com certeza estará acompanhado de um cigarro na mão. Apesar do preço cada vez maior da embalagem, os franceses continuam grandes consumidores e esse (péssimo) hábito pode chocar os estrangeiros. Por que eles fumam tanto, apesar do impacto na saúde, do preço e do mau odor? Até eles não sabem responder!

MOLHAR O PÃO

No final da refeição, muitos franceses gostam de molhar o pão, ou seja, colocam pedaços de pão no prato para não perder nenhuma gota de molho que acompanha o prato.

TARTINES

Quando fazem um sanduíche, os franceses costumam colocar uma camada de manteiga sob a geleia. Em algumas áreas, as pessoas preferem manteiga com sal a manteiga macia.

O VARAL

Embora o clima nem sempre seja agradável e quente na França, muitas pessoas não têm uma secadora. Por isso, penduram a roupa suja fora de casa ou no apartamento, perto do aquecimento no inverno.

AS FEIRAS

Você pode comprar de tudo no mercado: você encontra produtos frescos, é claro, mas também pode encontrar toalhas de mesa, doces, ferramentas, produtos para a casa, roupas, perfumes, maquiagem e etc.

É um ótimo lugar para sentir o sabor e os aromas da culinária francesa.

LE PASTIS

Uma bebida alcoólica com anis e alcaçuz, muito popular no sul da França durante os aperitivos desde a década de 1920, é uma tradição na França. Seu nome significa “mistura” em provençal.

CONVERSAR 

Debater, dar a sua opinião, confrontar as opiniões dos outros sabendo muito bem que são diferentes, tentar convencer, são característica típicas dos franceses.

Na região de Paris, uma boa conversa deve ser animada com as pessoas se interrompendo a todo momento.

Quando você vem da cultura, da educação provinciana, é difícil se adaptar e entender que eles não estão sendo agressivos.

NÃO MISTURAM TRABALHO COM QUESTÕES PESSOAIS

O presidente teve um caso extraconjugal?

Todos obviamente têm sua opinião sobre os costumes e a moral da questão, mas não serão demitidos por causa disso. Desde que o assunto não afete a sua função “profissional”, está tudo bem.

ROTATÓRIAS

O amor pelas rotatórias é um vício que aflige todos os prefeitos da França. Saiba disso!


ALGUMAS COISAS QUE OS FRANCESES ODEIAM:

-Pessoas que não cumprem suas promessas.

-Pessoas que mentem

-Pessoas que têm discursos que não são claros.

-Pessoas que não estão à altura do trabalho para o qual são pagos com exagero.

-Pessoas que são arrogantes.

-Pessoas que querem dar lição para os outros.

ALGUNS HÁBITOS DOS FRANCESES:

-Não deixam de molhar torradas e croissants no chá ou café.

-Gostam de comer carne, ovos ou frios no café da manhã, exceto em ocasiões muito raras, geralmente durante uma viagem.

-Gostam de carne grelhada MUITO MAL PASSADA.

-Não ficam sem queijo por mais de alguns dias.

-Gostam de combinar queijo e vinho tinto.

-Gostam de preparar as refeições equilibradas com vegetais ou verduras para salada.

-Gostam de beber vinho tinto fora do almoço ou do jantar.

-Gostam de beber uma cerveja antes do meio-dia.

-Não gostam de fast food.

-Adoram ir buscar a baguette a pé.

-Não resistem a uma Tarte Tatin. (A Tarte Tatin é uma torta de frutas típica francesa, inventada pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin. Consiste em uma tarte normal de fruta, com a especial particularidade de ser confeccionada ao contrário, ou seja: na forma colocam-se as frutas e por cima, derrama-se até cobrir a massa.)

-Adoram feiras, especialmente em pequenas cidades na França.

-Apreciam a arquitetura das igrejas construídas antes de 1500. Românicas ou góticas.

-Como todos os franceses, amam odiar seus presidentes.

-Querem refazer o mundo, discutir política e discordar, essa é a base deles!

-São capazes de ouvir tudo e mais um pouco, mas ter disciplina para esperar cada um o seu turno na fala, não são seus pontos fortes.

-Queijo são a vida deles!

-Cozinhar é algo feito e vivido em casa, desde cedo, algo de família. Com produtos simples: blanquette, bife bourguignon, sopas de legumes, acelga, ravióli e sopa de cebola.

-Eles realmente gostam de seu idioma. 

-Franceses amam pão

E aí o que acharam dessas características?

Interessantes, não é?

Assim conseguimos compreendê-los um pouquinho mais e ver que alguns de nossos costumes aqui no Brasil vieram também dos franceses.

Cada um de nós tem um pouquinho da cultura francesa.

Espero que vocês tenham gostado do nosso blog de hoje!

Fiquem atentos para mais curiosidades, receitas e dicas sobre o fascinante mundo francês!

Até o próximo artigo!

Au revoir!

Compartilhe agora mesmo:

[bra'ziw]! – Francês com Resultado

Sua porta de entrada para o mundo da Francofonia

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário

  • vilson diz:

    verygood the website. gostei muito do site parabéns