Saiba porque a França é um dos melhores países pra se viver:

Tempo de leitura: 7 min

em Março 22, 2022

Compartilhe agora mesmo:

De acordo com o Consulado do Brasil na França, atualmente não existem estatísticas oficiais precisas quanto ao número de brasileiros que vivem na França. No entanto, o Ministério das Relações Exteriores estima que dos mais de 2 milhões de brasileiros que residem no exterior, cerca de 60 mil vivem na França.
Porém, este número ainda é muito controverso. Não podemos esquecer dos brasileiros que possuem dupla nacionalidade e não entram nas estatísticas, assim como os ilegais.

Os brasileiros que vivem na França escolhem o país por motivos variados, listamos aqui alguns motivos que levam um brasileiro a decidir morar na França:

  • Estudos universitários: a qualidade dos estudos e um valor mais baixo para se pagar nos estudos, do que o do Brasil, atrai muitos brasileiros. Isto sem contar dos inúmeros acordos com universidades brasileiras;
  • Trabalho: sejam brasileiros que arrumaram um emprego depois dos estudos, ou que vieram do Brasil com um contrato de trabalho;
  • Cônjuges ou filhos de franceses;
  • Brasileiros que vieram como turistas e decidiram ficar, mas que estão irregulares. (atenção, não recomendamos isso!)

A França é um país que grande parte dos brasileiros têm interesse em conhecer ou morar, porque esta região consegue transmitir um ar mágico para os estrangeiros. Dificilmente você vai encontrar um brasileiro que não tem vontade de conhecer a França. Mas e quanto a morar na França?

 Morar na França

O primeiro passo para morar na França é entrar em um curso de francês.Depois de ter conhecido a língua francesa, é necessário conhecer sobre aspectos gerais da região.

 O povo nativo da França preza muito pela educação e cortesia, então mesmo que você ainda não seja fluente na língua, vale a pena aprender algumas palavras básicas em francês. Temos 3 que são fundamentais:

  1. Bonjour (olá);
  2. S’il vous plait (por favor);
  3. Merci (obrigado).

Como é a qualidade de vida dos franceses?

Um dos aspectos que deve ser considerado antes de fazer essa mudança é a qualidade de vida dos moradores do país. Pois, mesmo enfrentando tantos desafios diários, os brasileiros conseguem ter um bom padrão de vida.

Existe uma grande quantidade de estrangeiros que estão se mudando para a França nos últimos anos. E, o motivo para essa busca é bastante clara: a qualidade de vida que a região apresenta é uma das melhores!

Um dos principais pontos que devem ser destacados é, sem dúvidas, referente a segurança das regiões francesas. Os estrangeiros podem circular livremente pelas ruas, andar de bicicleta a noite, sem nenhum medo de ser assaltado e sem perigo de andar com o celular em mãos.

Vale ressaltar que a França não é o país mais seguro do continente europeu, mesmo assim, a segurança pública da região é incomparável com a do Brasil.

A França não possui um sistema de saúde gratuito, mas os planos de saúde da região francesa costumam ser mais baratos e acessíveis para a população. Isso sem contar com a imensa qualidade que ela oferece!

Outro destaque diz respeito a educação do país, que é gratuita, além de oferecer qualidade integral para todas as crianças. Isso sem contar com o ensino superior, que está atraindo cada vez mais estudantes estrangeiros, principalmente pelo baixo custo das opções.

Além disso, o transporte público atende de maneira excelente a população, sem contar que é extremamente eficiente! 

De maneira geral, todos esses pontos são excelentes para a qualidade de vida de qualquer país. Inclusive, são esses aspectos que costumam ser vantajosos e considerados por quem deseja se mudar para a França.

 Como é o acesso à cultura na região francesa?

O acesso à cultura que ocorre na França é fácil, democrático e, na maioria das situações, gratuito. É comum que, ao decorrer do ano, aconteçam programações e eventos em cidades do país. 

Inclusive, a facilidade de acessar a cultura no país é uma das coisas que mais chamam a atenção dos estrangeiros. Além disso, a apreciação que os franceses têm por essas exposições é enorme!

Além disso, quem aprecia museus e centros culturais, terá interesse em saber que existem vários nas regiões. Todos eles tratam a história da França de maneira diferente, sem contar que são acessíveis ou totalmente gratuitos.

E a gastronomia na região francesa?

Conhecida como uma das melhores gastronomias do mundo, se você aprecia qualidade gastronômica, sabe onde viver. Existem vários pratos deliciosos que vão conquistar o seu paladar, desde queijos e vinhos.

Independentemente da região que você viver no país, saiba que comerá muito bem em qualquer uma delas. Isso sem contar com as confeitarias, que costumam ser comparadas a grandes obras de arte.

Para quem aprecia culinária, o país é uma ótima região para você morar!

 O clima da região francesa

A França é conhecida por ser um país com diferentes climas. Mesmo assim, os estrangeiros terão interesse em descobrir que a região Norte faz um frio extremo durante o inverno, já o Sul faz calor extremo durante o verão.

E, mesmo que alguns brasileiros apreciem o inverno do Brasil, o frio que faz nas regiões francesas costuma ser intenso. Mas quem está acostumado com o frio, a adaptação será fácil.

Enfim, a maioria dos estrangeiros considera a França um ótimo país para viver, principalmente pelo seu clima. Basicamente, se você busca por uma opção que se aproxime da realidade de nosso país, a região francesa é a melhor escolha!

Em qual cidade morar?

Cidades dinâmicas e cosmopolitas, perto das montanhas ou do mar, cidades mais tranquilas com aquele ar de interior:  na França é possível encontrar tudo isso.

Se você é daquele tipo de pessoa que gosta de grandes metrópoles, onde se acha de tudo um pouco, então, cidades como Lyon, Toulouse e Montpellier poderão ser boas opções. Lyon é conhecida como a capital gastronômica da França.

Esse é um dos motivos que a torna comum entre os estrangeiros é a oferta de emprego, uma vez que é considerada um polo econômico.

Nos últimos anos, Lyon atraiu diversas multinacionais, além de ser uma cidade convidativa para muitos imigrantes empreendedores.

Possui uma localização estratégica, pois está a 90 minutos do Mar de Mediterrâneo de carro e possui fácil acesso aos Alpes Franceses.

Lyon é uma cidade dinâmica, criativa e repleta de história – vários marcos históricos e arquitetônicos são patrimônio histórico da Unesco.

Toulouse também segue a linha de cidade grande. A Cidade Rosa, como é conhecida, é o retrato da diversidade cultural, uma vez que atrai estrangeiros do mundo todo.

É uma cidade universitária, conhecida por ser festiva, jovem e moderna, sem falar da cena cultural que é bem forte e oferece inúmeras exposições, teatros e mais.

Possui um clima bem quente no verão e está localizada próximo às cadeias de montanhas dos Pirineus, possuindo um leque imenso de opções de lazer.

A Cidade Rosa mostra um alto desenvolvimento econômico, o que reflete também nas boas oportunidades de trabalho.

Montpellier está localizada no sul da França, bem próxima à fronteira espanhola. É uma cidade dinâmica e atual que mistura história, monumentos milenares, edifícios do século XV e modernidade.

É uma cidade que vem se desenvolvendo e crescendo bastante nos últimos anos e, assim, atraindo novos moradores.

Seu clima agradável e ensolarado tem atraído muitos estrangeiros e até mesmo franceses do norte para fixar residência na cidade.

O custo de vida acessível, a infraestrutura de cidade grande, a qualidade de vida e o fato de ser uma cidade acolhedora, faz de Montpellier um dos melhores lugares para se morar na França.

Se você já procura cidades mais afastadas dos grandes centros e mais tranquilidade, Angers possui todos esses requisitos.

Situada na região oeste da França, ela foi considerada a melhor cidade francesa para morar.

O que fez Angers ganhar esse título foi a boa qualidade de vida, segurança, ótimo sistema educacional, facilidade para alugar um imóvel, aliado ao custo de vida acessível.

É uma cidade que oferece diversas opções de entretenimento, como museus, festivais, galerias de artes, vinhedos e atividades culturais.

Para quem procura uma cidade com muito charme e beleza, Bordeaux pode ser uma alternativa.

Situada no sudoeste da França, ela é conhecida pelos seus vinhos e é considerada a nova Paris. Imagina morar numa cidade linda e que ainda é uma das rotas do vinho na França?

Bordeaux possui um custo de vida alto, se comparada com as cidades citadas anteriormente, mas possui muitas oportunidades de emprego, sendo está uma das razões da atração de novos moradores. Possui um clima ameno, segurança, transporte público de qualidade e uma arquitetura de tirar o fôlego.

Aix-en-Provence é uma cidade tipicamente mediterrânea situada no sudeste da França.

É super charmosa, arborizada, turística e elegante. Conta com um patrimônio cultural e arquitetônico que data de mais de 2000 anos e que encanta turistas e moradores.

É uma das cidades da Provence, região mais ensolarada da França, o que atrai moradores de diversas partes do mundo, inclusive brasileiros.

Ela oferece uma ótima qualidade de vida, devido sua localização.

E então você já está convencido de que a França é um dos melhores países do mundo para se viver?

Compartilhe agora mesmo:

[bra'ziw]! – Francês com Resultado

Sua porta de entrada para o mundo da Francofonia

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!