Mitos e verdades sobre Intercâmbio:

Tempo de leitura: 5 min

em Agosto 29, 2022

Compartilhe agora mesmo:

Todos nós, ou pelo menos a maioria, temos um pouquinho de preguiça para pesquisar algumas informações que as pessoas acabam nos falando. Normalmente, essas informações são passadas por aqueles familiares que sabem de tudo, mesmo sem nunca ter feito um intercâmbio. Afinal, assim como as Fake News do WhatsApp, palpite todo mundo gosta de dar e devemos tomar cuidado ao ouvir essas informações, sabendo filtrá-las quando necessário.

Por isso fizemos esta matéria, para poder te falar sobre todas as mentiras que são contadas por aí sobre o Intercâmbio.

Mas temos algumas verdades também!

Através deste artigo você vai ficar sabendo de tudo e mais um pouco!

Queremos através deste artigo, desmistificar as mentiras sobre intercâmbio mais comuns para que a sua experiência ao estudar fora seja a melhor possível. 

Separamos aqui, alguns mitos e verdades sobre intercâmbio e algumas dicas para você poder ter o melhor aproveitamento e a melhor experiência possível!

Fique ligado em nossa matéria!

1. Só rico faz intercâmbio (Mito)

Talvez na década de 1980, quando as opções eram poucas e os serviços muito caros, havia essa ideia. Atualmente, com a grande concorrência de escolas em todos os países, há programas de todas as durações e para todos os bolsos.

Você pode parcelar a sua viagem com meses de antecedência e quitá-la antes mesmo de viajar com as nossas condições especiais.

2. Planejamento é essencial (Verdade)

Apesar de alguns terem preguiça de fazer isso, é fundamental planejar o seu intercâmbio. Avaliar os custos que você vai ter ao longo da viagem (orçamento), reservar a habitação, escolher as passagens aéreas, ver os vistos que são necessários e muitos outros detalhes são importantes de serem repassados várias vezes. Seja com pesquisas na internet procurando blogs de como planejar o seu intercâmbio e tirando suas dúvidas com as agências de intercâmbio, é preciso chegar bem preparado na viagem.

Pois, por mais que você se prepare, ainda acontecerão situações inesperadas. Porém, quanto maior o conhecimento que você adquirir, melhor serão suas respostas para os problemas que surgirem.

3. É necessário falar o idioma do destino (Mito)

A maioria dos programas de intercâmbio não faz qualquer exigência, principalmente cursos de idiomas no exterior. Há programas específicos, como alguns tipos de High School, au pair e cursos profissionalizantes, que exigem um conhecimento intermediário no idioma. Contudo, isso não é regra.

4. Posso ganhar dinheiro no intercâmbio? (Verdade)

Existe a possibilidade de trabalhar enquanto se está estudando em outro país. Os salários mínimos dos países desenvolvidos são altos e os trabalhos manuais são bem remunerados, sendo possível ganhar até 15 dólares a hora trabalhada.

Os salários e a quantidade de horas que um estudante pode trabalhar variam de acordo com cada país, mas o que mais importa nesse contexto é o seu comportamento. Não basta ganhar $1500 por mês se você vai gastar $2000, certo? Por isso é preciso se organizar financeiramente por meio de planilhas, cadernos ou aplicativos. Dessa forma, você pode deixar seu intercâmbio enriquecedor tanto do ponto de vista intelectual, como no financeiro.

5. É preciso pelo menos 6 meses para fazer um intercâmbio (Mito)

Certamente, essa é uma das mentiras sobre intercâmbio mais comuns. Há cursos de curta, média e longa duração, de diferentes tipos e aspectos.

Há uma grande saída de cursos de 2 semanas de imersão em que o estudante aprende o idioma com muito êxito.

6.Posso fazer contatos que me abram novas portas (Verdade)

O intercâmbio é uma experiência incrível que pode gerar situações inesperadas. Quando você estiver em outro país, é provável que não conheça ninguém e precisará entrar em contato com novos grupos e culturas. Toda conversa se torna uma oportunidade de aprendizado e, saber aproveitar essas experiências, cria a abertura de novas portas. Podem acontecer inúmeras coisas, como um chefe que gostaria de te manter no emprego, conhecer alguma pessoa que está morando lá há muito tempo e que gostaria de dividir o aluguel com alguém, ingressar em uma faculdade no exterior e etc.

Viaje de mente aberta e desconstrua todos os preconceitos que podem rondar a sua cabeça, o intercâmbio é baseado em experiências profissionais e cursos, porém fica melhor com as pessoas que conhecemos ao longo do caminho.

7. Intercâmbio é só para estudar um idioma (Mito)

Há muitos tipos de intercâmbios e muitas atividades envolvidas nesta experiência.

Há cursos focados na profissão e em segmentos produtivos que visam turbinar a carreira e outros focados em trabalhos voluntários ou atividades de interesse – como esportes, artes, ciências, etc.

8.Posso viajar com pouco dinheiro (Verdade)

Cada curso, período e país tem um custo diferente, dessa forma, é possível organizar diferentes tipos de orçamento que são afetadas por inúmeras variáveis. Por isso, planeje o que você mais gostaria de fazer nesse intercâmbio e veja as várias opções de países. 

O câmbio de uma moeda a outra pode fazer com que os mesmos cursos oscilem de preço em cada país.

Outro ponto que devemos ressaltar é a possibilidade de trabalhar no exterior. Esse trabalho, além de promover uma experiência internacional que já citamos, gera uma renda que possibilita o estudante pagar os gastos que tenha ao longo do intercâmbio.

9. Não vai encontrar brasileiros no exterior (Mito)

Você sempre vai encontrar brasileiros em todas as partes do mundo. Não tem jeito. Brasileiro é igual a tiririca! Tem em todo lugar!

Mas podemos te ajudar a encontrar programas mais desconhecidos do público brasileiro, caso queira uma experiência mais específica no idioma. Isso é possível!

10. Intercâmbio é férias (Mito)

É claro que há muita diversão, passeios, visita a parques, museus e atrações locais, e certamente você terá lembranças memoráveis. Há ainda programas de intercâmbio que ocorrem nas férias. Mas entender o intercâmbio como férias simplesmente é uma das principais mentiras sobre intercâmbio, afinal, você estará estudando.

E aí gostou da matéria sobre Intercâmbio? Esperamos que sim!  

Se precisar de ajuda estamos aqui para isso!

Entre em contato conosco hoje mesmo!

Até o próximo post!

Compartilhe agora mesmo:

[bra'ziw]! – Francês com Resultado

Sua porta de entrada para o mundo da Francofonia

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!